Cinema: Uma Doce Mentira

Uma Doce Mentira

De Vrais Mensonges (França, 2010)

Numa manhã de primavera, Emilie (Audrey Tautou) recebe uma linda carta de amor anônima. Sua primeira reação é jogá-la no lixo. Mas ela vislumbra uma forma de salvar sua mãe (Nathalie Baye), uma mulher triste e isolada desde a partida de seu marido. Sem pensar muito, ela envia a carta para a mãe, sem saber que o autor é Jean (Sami Bouajila), seu tímido empregado. Emilie não imagina que seu gesto desencadeará uma série de desentendimentos, criando situações fora de controle.

Bati ponto no cinema pra conferir o novo filme de mademoiselle Tautou. Faziam eras que eu não ia ao cinema sozinha e, hoje, a Audrey me deu a oportunidade.

Em Uma Doce Mentira, tradução sempre impecável já que no original deveria ser algo como Verdadeiras Mentiras, Audrey é uma Amelie Poulain #fail. Aos amantes platônicos, a história chega a ser clichê e você é capaz de se identificar com os personagens facilmente.

O que ocorre é que Amelie – oops… –  Audrey, volta aos cinemas com o impulso de arrumar a vida das pessoas, só que dessa vez as coisas não dão tão certo. Alias, ela se mete numa enorme encrenca. Sabe quando você erra com uma pessoa uma, duas, três vezes e você já não tem cara de falar com esse alguém e então você se mete numa confusão ainda maior, onde parece inevitável continuar errando quatro, cinco, mil vezes com a mesma pobre criatura? Pois é, isso é o que acontece com Emilie. A coitada parece incapaz de dar uma dentro com Jean.

Mas, verdade seja dita, há de se criticar o final. Achei o desfecho corrido e mal elaborado. Não é um filme ruim, inclusive mereceu o selo de “Like”, mas poderia ter sido menos confuso e bem mais interessante. De qualquer forma, pra sacar a confusão toda, só vendo o filme, mas pra dar um gostinho, inspirar e motivar, dá uma olhadinha no trailer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: